quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Guarde no coração ....



"Tinha terminado, então. Porque a gente, alguma coisa dentro da gente, sempre sabe exatamente quando termina - ela repetiu olhando-se bem nos olhos em frente ao espelho. Ou quando começa: certos sustos na boca do estômago. Como carrinho de montanha-russa, naquele momento lá no alto, justo antes de despencar em direção. Em direção a quê? Depois de subidas e descidas, em direção àquele insuportável ponto seco de agora.


Penso também outra coisa de gente grande: não adianta muito você se enfeitar todo pra uma pessoa gostar mais de você. Porque, se ela gostar, vai gostar de qualquer jeito, do jeito que você é mesmo, sem brilhos falsos.


Quando penso desse jeito, enumero proposições como: a ser uma pessoa menos banal, a ser mais forte, mais seguro, mais sereno, mais feliz, a navegar com um mínimo de dor. Essas coisas todas que decidimos fazer ou nos tornar quando algo que supúnhamos grandes acaba, e não há nada a ser feito a não ser continuar vivendo.


Eu sei que fico em você, eu sei que marco você. Marco fundo. Eu sei que, daqui a um tempo, quando você estiver rodando na roda, vai lembrar que, uma noite. Sentou ao lado de uma mina louca que te disse coisas, que te falou no sexo, na solidão, na morte.


E recomeçar é doloroso. Faz-se necessário investigar novas verdades, adequar novos valores e conceitos. Não cabe reconstruir duas vezes a mesma vida numa só existência. É por isso que me esquivo e deslizo por entre as chamas do pequeno fogo, porque elas queimam - e queimar também destrói.


Il y a toujours quelque chose d'absent qui me tourmente"(Existe sempre alguma coisa ausente que me atormenta) [...] Que algo sempre nos falta-o que chamamos de Deus, o que chamamos de amor, saúde, dinheiro, esperança ou paz . Sentir sede, faz parte. E atormenta.[...] E se não vier, para seu próprio bem guarde este recado: alguma coisa sempre faz falta.

Guarde sem dor, embora doa, e em segredo...


[Caio F. Abreu ]

Nenhum comentário: